Hospital de Pauini recebe mais de 900 quilos de frutas da agricultura familiar

Manaus/Am O agricultor familiar Geovane Barros da Silva, de Pauini (distante 924 quilômetros de Manaus), entregou nesta quarta-feira (08/04) sua produção de banana e mamão para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo Governo Federal e executado pelo Governo do Amazonas. Os alimentos foram doados ao Hospital de Pauini. O agricultor familiar é assistido por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

De acordo com do Idam em Pauini, Manoel Lisboa dos Santos, Geovane Barros faz parte do grupo composto por 12 agricultores familiares do município que comercializam seus produtos no PAA. “Isso é muito bom, pois garante a renda e o emprego destes agricultores. Sem falar que beneficia as entidades públicas cadastradas no programa”, disse.

Geovanne produziu 660 quilos de banana pacovã, 250 quilos de banana prata e 80 quilos de mamão. Além destes itens, ele produz pupunha, farinha e melancia que também são destinados ao PAA.

Como acessar o PAA – Para o agricultor que deseja participar do programa individualmente, é necessário possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que qualifica a família como sendo da agricultura familiar. Já as associações e cooperativas de agricultores interessadas em participar do PAA devem ter em mãos a DAP Especial Pessoa Jurídica ou outros documentos definidos pelo Grupo Gestor do PAA.

Vale ressaltar que os alimentos devem ser de produção própria dos agricultores familiares e devem cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Fala Produtor – Para as famílias rurais que desejam obter informações sobre o programa e outras políticas públicas, é preciso acessar o Idam ou qualquer vinculada do Sistema Sepror por meio do Fala Produtor, com mensagens via Whatsapp pelo número (92) 98855-1231, no horário de 8h às 17h.

Os números de telefones celulares para contato com o Sistema Sepror são: (92) 99984-8274 (Sepror), 99128-4010 (Sepror), 98464-8243 (Sepror), 99382-2906 (Adaf) e 98415-0704 (ADS), também por mensagens via Whatsapp, das 8h às 17h. Os contatos podem ainda ser feitos pelo e-mail falaprodutorsepror@gmail.com.