Detento é transferido de Santa Isabel do Rio Negro para Manaus

Manaus/AM – Policiais civis da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 quilômetros em linha reta da capital), sob a coordenação do delegado Aldiney Nogueira, titular da unidade policial, em parceria com agentes da Secretaria do Estado de Administração Penitenciária (Seap), iniciaram na tarde desta quarta-feira (05/08) com término nesta quinta-feira (06/8), a transferência de um detento daquele município para a capital.

De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, Pablo Adriel Cavalcante de Oliveira, 20, teve o mandado de prisão cumprido no dia 19 de fevereiro deste ano, na operação ‘Regresso’, que tinha como objetivo recapturar presos foragidos do sistema prisional de Manaus. Na época, a operação resultou no cumprimento de mandados de prisão de três foragidos.

Pablo possuía condenação por tráfico de drogas, mas cumpria a sua pena com prestação de serviço, enquanto estava em Manaus. Porém, foi morar no interior do estado, sem autorização da justiça. Em Santa Isabel do Rio Negro, ele passou a praticar furtos, geralmente no período da noite, e o crime de corrupção de menores.

“Depois de intensas investigações das nossas equipes, reunimos provas e ingressei com pedido de prisão preventiva contra Pablo pelos crimes de furto e corrupção de menores. Delitos esses cometidos pelo autor aqui no município”, destacou Aldiney Nogueira.

Ainda de acordo com o titular da DIP, a transferência de Pablo ainda não havia sido feita em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O delegado destacou, também, que essa ação contribui com uma melhor efetivação quanto à custódia de presos conforme determinado pela legislação referente.

Procedimentos – A transferência foi uma determinação judicial expedida no dia 27 de março deste ano, pela juíza Danielle Monteiro Fernandes Augusto, da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa). O detento foi encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT).