Casa das Artes volta ao circuito cultural no Dia do Turismo

Espaço vai funcionar de terça a domingo, das 15h às 20h, com acesso gratuito

Manaus-Am A Casa das Artes volta ao circuito cultural do Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, neste domingo (27/09), no Dia Mundial do Turismo. O espaço, administrado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, vai funcionar de terça a domingo, das 15h às 20h, com acesso gratuito. 

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, o acesso ao equipamento não precisa de agendamento, porém, as visitas devem ser feitas com grupos de até dez pessoas, conforme os protocolos de segurança estabelecidos. 

“Para oferecer mais opções aos turistas e ao público local, vamos disponibilizar espaços para exposições, salas para apresentações musicais e um café, sempre seguindo as regras de prevenção à Covid-19”, explica o secretário. “O controle de pessoas é necessário para evitar aglomerações e atender o que é recomendado por órgãos sanitários e de saúde”, complementa. 

Programação – As apresentações vão ficar por conta do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que, na estreia, reúne os músicos Yuri Lima (bateria), Elismael Lourenço (clarinete) e Neil Armstrong (violão); e os alunos Adriano Lima (trompete) e Salomão (clarinete) na Sala de Música, das 18h às 19h. 

Segundo o maestro Davi Nunes, diretor da instituição, o espaço vai ter também exposição dos instrumentos da família das cordas, como violoncelo, contrabaixo acústico, viola e Violino. “Além disso, vamos levar um som ambiente para quem for visitar a exposição. Após esta mostra teremos a de bioinstrumentos acústicos criados e/ou recriados pelo Grupo Gaponga a partir de organismos encontrados na floresta, como cuias, sementes, ouriços e tubos de papelão descartados, entre eles está a percussão amazônica”. 

Outra atividade que promete movimentar o equipamento cultural é a exposição “Decana”, que destaca a obra de Nereide Santiago, da Companhia Teatral A Rã Qi Ri, com acesso a fotografias, figurinos, textos e acessórios do universo artístico da diretora teatral, dramaturga e escritora. Segundo a idealizadora do projeto, a antropóloga e diretora teatral Nonata Silva, a mostra foi contemplada no Prêmio Conexão Cultural 2018, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

“O trabalho aborda a trajetória de Nereide Santiago em três espaços: ‘Retratos’, ‘Travessia’ e ‘Palco’ e tem mais de 30 peças expostas, com a proposta de contribuir para o fortalecimento cultural amazonense”, afirma Nonata. “Espero contemplar a sociedade com essa troca de experiência sobre essa artista transformadora”. 

Protocolos –A Casa das Artes adotou todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório.