Artistas do Atelier Marionetes Viajantes promovem aula aberta gratuita de manipulação de bonecos

Em outubro, a Cia Tu Mateixa Marionetes, da marionetista, palhaça, atriz e produtora Júlia Barnabé, realiza a temporada virtual de estreia de seu novo espetáculo “Gabinete de Curiosidades”, criado em parceria com marionetista Rocío Walls, da Na Cia das Marionetes e direção da premiada atriz e diretora Carla Candiotto. As apresentações serão gratuitas e realizadas no Youtube da Cia Tu Mateixa

Como parte da programação, as duas conceituadas marionetistas irão realizar uma aula aberta gratuita em formato virtual intitulada “Dando Vida à Matéria: Princípios da Manipulação de Boneco”,  no dia 20 de outubro de 2021 (quarta-feira), de 19:00 às 22:00, em parceria com o Centro de Memória do Circo.

Uma aula expositiva onde as artistas vão compartilhar suas trajetórias e como foi o processo de criação das quatorze marionetes de fios que integram o novo espetáculo da dupla “Gabinete de Curiosidades“, como as marionetes-relógios, um mago feiticeiro, uma funambulista, uma trapezista, uma palhaça de monociclo e um conjunto de bailarinas. 

Na história que se passa dentro de um relógio, diferentes personagens vivem o exato instante em que as engrenagens param e coisas muito curiosas começam a acontecer, convidando o público a adentrar o universo dessas marionetes através de uma brecha do tempo, onde o extraordinário é possível. 

As pessoas que participarem da aula aberta poderão conferir uma espécie de tour virtual pelo Atelier Marionetes Viajantes, espaço localizado em São Paulo, onde nos últimos dois anos Júlia e Rocío já construíram cerca de 25 marionetes. 

Serão apresentados projetos técnicos autorais e de livros raros, técnicas utilizadas na construção e manipulação de marionetes, tipos de materiais, curiosidades sobre como cada um dos bonecos se movimenta e o público poderá enviar suas perguntas ao vivo para as artistas  

As artistas também irão propor um exercício simples de manipulação, que poderá ser executado por adultos e crianças com objetos fáceis de serem encontrados em casa, podendo assim praticar os princípios básicos de manipulação. 

“É um convite a entrar no mundo fantástico dos seres de madeira”, comentam Júlia e Rocio

A atividade é gratuita e por ser realizada em formato virtual pessoas interessadas de todo o Brasil podem participar. A transmissão será realizada no Youtube do Centro de Memória do Circo de São Paulo

Formada em pedagogia Jacques Lecoq de Teatro Físico na escola internacional Estudis Berty Tovías e em confecção de marionetes de fios na Casa-Taller de Marionetas de Pepe Otal, ambas na Espanha, Júlia Barnabé, da Cia Tu Mateixa, também estudou construção de marionetes com o inglês Stephen Mottran, na Itália, técnicas de manipulação de marionetes de fios com Angel Navarro, na Espanha e seu principal tutor foi o catalão Lope de Alberdí. A artista que já foi integrante do Buzum! da Cia Pia Fraus, é integrante do coletivo Casa das Marionetistas Livres, da Rede de Bonequeiras Brasileiras, da organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, da Cia Cromossomo e já se apresentou em mais de dez países da América Latina, Europa, Ásia e África. 

Rocío Walls, argentina residente no Brasil, é marionetista, bonequeira, palhaça e atriz. Fundadora da Na Cia das Marionetes, já se apresentou em sete países da América Latina e Europa, e tem passagens de formação pelo Circo Migra, Los Hermanos Arana Marionetes, Eslipa Escola Livre de Palhaços, Pigmalião Escultura que mexe, entre outras. Trabalhou em Minas Gerais com o Grupo Giramundo chegando também a ministrar oficinas e espetáculos no Museu Giramundo. Participou do Circuito Sesc de Artes em 2019, fez orientação de construção de bonecos para o grupo Desembargadores do Furgão e atualmente integra a Casa das Marionetistas Livres.

Juntas Julia Barnabé e Rocío Walls fundaram o Atelier Marionetes Viajantes e agora convidam o público para uma experiência virtual de conexão com a arte das marionetes de fio. 

As ações fazem parte do projeto “Circo das Marionetes Viajantes”, da Cia Tu Mateixa, contemplado na 5a edição do edital de Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.