Carga de carvão vegetal de origem ilegal é apreendida em Manaus 

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), vinculado ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), apreenderam na manhã desta terça-feira (1º/02), um caminhão que transportava um carregamento de carvão vegetal com procedência irregular. O veículo foi abordado na zona norte da capital.

Conforme relatado pela equipe militar ambiental, os policiais realizavam o patrulhamento rotineiro pela zona norte, quando avistaram um caminhão do tipo “baú”, placas XXC-4126, trafegando pela avenida Camapuã. Os policiais suspeitaram se tratar de carga ilícita e realizaram a abordagem.


Durante a inspeção, os policiais constataram que no veículo existiam 98 sacos de carvão vegetal, equivalentes a cerca de 10 metros cúbicos, que estavam sendo transportados para um depósito. Foi solicitado do condutor os documentos legais e obrigatórios para transporte e armazenamento do material vegetal, mas ele informou que não tinha a documentação.

O condutor, juntamente com o caminhão e a carga, foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA).

A Polícia Militar por meio de suas unidades de Policiamento Ambiental alerta que, expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seu autor às penalidades previstas em lei.

Denúncia – A Polícia Militar orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190.

FOTO: Divulgação/PMAM